+diversão

Verduras cruas para as crianças: quando oferecer e quais os cuidados necessários

Uma parte muito importante do desenvolvimento das crianças, e que requer bastante atenção dos pais, é a introdução alimentar. Nela, é quando os pequenos irão começar a conhecer novos sabores e texturas e uma das dúvidas que podem surgir nesse momento é: como começar a apresentar verduras cruas para as crianças?

Afinal, esses alimentos contém muitos nutrientes essenciais para que os pequenos cresçam saudáveis e, por isso, devem estar presentes em um cardápio balanceado.

Mas para responder a pergunta, as verduras, de maneira geral, podem ser introduzidas na dieta logo no início da introdução alimentar. No entanto, o mais indicado é que esse primeiro contato seja com as versões cozidas, seja na água ou no vapor. 

Isso porque, como as crianças não possuem dentes aos seis meses – quando se deve iniciar a introdução alimentar –, ela terá mais dificuldade para mastigar esse tipo de alimento, que já é mais resistente naturalmente. Após o surgimento dos primeiros dentes, que ocorre por volta dos 10 ou 11 meses de idade, elas já vão conseguir triturá-los mais facilmente, especialmente porque a musculatura da região da face estará mais forte. 

O risco de engasgo com esse tipo de alimento é baixo. Porém, isso não retira a necessidade dos pais ficarem sempre perto durante a hora das refeições, viu?

Cuidados que os pais devem ter na hora de introduzir verduras às crianças 

É preciso também tomar cuidado no momento da escola e do preparo. O ideal é optar por alimentos orgânicos e sempre higienizar bem, lavando em água corrente – ou deixando de molho em uma solução de hipoclorito de sódio – e retirando partes estragadas e qualquer outra sujeira. 

Outra indicação dos nutricionais é para que haja variedade e que a criança seja introduzida a cada um de maneira separada. Desse modo, ela consegue se acostumar melhor com os sabores e as texturas. 

Por último, é importante evitar o uso de sal até, pelo menos, o primeiro ano de vida e sempre optar por molhos e temperos naturais e sem conservantes, caso ache necessário.

*Com informações do portal Terra 

Instagram do Boquinha

Confira o dia a dia do Boneco mais querido do Interior de Pernambuco, curta nossa página no instagram e se divirta com as brincadeiras do Boquinha.

https://produtos.interior.ne10.uol.com.br/meu-mundinho-na-tv/wp-content/uploads/2020/08/Termo-de-autorização-de-uso-de-imagem-e-voz.pdf