+diversão

Veja dicas de como estimular o desenvolvimento psicomotor das crianças na pandemia

 

O ser humano, desde a infância, expõe suas emoções de inúmeras formas, por meio do movimento e contato físico. Por isso, é importante que a criança tenha consciência de seu corpo, das possibilidades de movimento, ampliando a capacidade de adquirir conhecimento, comunicação e interação com o mundo que a rodeia. Assim, o desenvolvimento da cognição, afetividade e motricidade é o objetivo da psicomotricidade.

 

A psicomotricidade pode ser, portanto, utilizada como ferramenta para o desenvolvimento global do indivíduo, relacionando o pensamento, as emoções e a ação motora em uma integração entre organismo e ambiente.

 

“O desenvolvimento psicomotor ocorre de acordo com o processo maturacional do sistema nervoso central, especializando os aspectos cognitivos, motores e emocionais. Na criança, esse processo desenvolvimentista se dá pela ação do brincar, na qual ela aprende a coordenar e controlar os movimentos, interage com seus pares e expõe seus pensamentos, seus desejos, suas emoções”, explicou a doutora em Ciências da Saúde, Tatiane Calve.

 

Assim como indicado nas obras de Wallon e Piaget, a especialista reforça que o brincar é importante para o processo de desenvolvimento das habilidades motoras, funções cognitivas e interações sócio afetivas das crianças.

 

Durante a pandemia da covid-19, com a implantação da quarentena, inúmeras crianças tiveram que ficar em casa com seus pais ou responsáveis. Assim, os estímulos antes ofertados nas escolas ou creches, deveriam continuar sendo recebidos pelas crianças em casa.

 

“Os pais ou responsáveis que também tiveram suas rotinas modificadas, com a necessidade de dividir o tempo entre trabalho em home office, tarefas domésticas e atenção aos filhos, devem ofertar às crianças, atividades que possibilitem a continuidade do desenvolvimento psicomotor”, acrescentou Tatiane.

 

A especialista ainda reforçou que jogos e equipamentos eletrônicos para entreter as crianças com filmes e desenhos não estão descartados; mas devem ter tempo de uso estipulado pelos responsáveis. Além disso, os adultos devem estimulá-las com brincadeiras e brinquedos que desenvolvam a motricidade fina e global, consciência corporal, lateralidade, equilíbrio, entre outros aspectos pertencentes às bases psicomotoras.

 

Para a estimulação de atividades psicomotoras, Tatiane Calve destacou que  não há necessidades de se adquirir brinquedos educativos comerciais, basta utilizar a criatividade, fazendo uso de diferentes materiais, cores, texturas, e o mais importante, oferecer atenção aos filhos.

Instagram do Boquinha

Confira o dia a dia do Boneco mais querido do Interior de Pernambuco, curta nossa página no instagram e se divirta com as brincadeiras do Boquinha.

https://produtos.interior.ne10.uol.com.br/meu-mundinho-na-tv/wp-content/uploads/2020/08/termos.pdf