Vote aqui

+diversão

Sono na infância: importância e dicas de como organizar uma rotina

É durante o sono que as crianças processam tudo o que elas aprenderam durante o dia e se desenvolvem, tanto fisicamente quanto intelectualmente. Inclusive, hormônios como o do crescimento são liberados durante esse período. 

Nesse sentido, é essencial que os pais mantenham uma rotina de sono na infância. Ela ajudará os pequenos a descansarem as horas recomendadas, que segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) são de 10h às 13h para crianças com idades entre 3 e 13 anos. 

“Mas como estabelecer uma rotina?” é uma pergunta bem comum e que pode assolar muitas pessoas. Para fazer isso, o ideal é começar o quanto antes, pois quando mais novas, as crianças se acostumam mais rápido e, por isso, é bem mais fácil estabelecer horários certos para o sono. 

No entanto, também é possível estabelecer com os mais grandinhos. Basta ter mais paciência e dedicação para acompanhá-los e guiá-los enquanto eles se adequam às mudanças, que no final, trarão benefícios que eles levarão consigo para a idade adulta. 

Para ajudar você, o Meu Mundinho na TV separou 6 dicas para você começar a pôr em prática hoje mesmo e organizar a rotina de sono do seu filho. Confira!

1. Mantenha um horário certo para tudo. O ideal é que a criança sempre tome banho, coma, escove os dentes e vá para a cama sempre no mesmo horário todos os dias.

2. Evite refeições pesadas no período da noite. Isso atrapalha a qualidade do sono, pois o corpo vai estar preocupado em fazer a digestão e não relaxar propriamente.

3. Ajude-as a relaxar próximo da hora de ir para a cama. Nada de brincadeiras mirabolantes, isso só as deixará mais ativas. Leia um livro, relaxem conversando sobre como foi o dia e o que ela aprendeu ou até mesmo jogando algum jogo de tabuleiro.

4. Evite deixar os pequenos com acesso à telas (TV e celular) perto da hora de dormir. A luz durante a noite atrapalha a produção do hormônio do sono, a melatonina. Isso também é válido para as luzes da casa, que devem ser mantidas mais suaves no período noturno.

5. Crie um ambiente calmo para dormir. O ideal é que o quarto não esteja muito claro, mas esteja organizado, silencioso e com uma temperatura agradável para a criança. Tudo isso a ajudará a relaxar e dormir mais facilmente.

6. Não relaxe com a rotina durante as férias ou finais de semana, apenas porque os pequenos não precisarão acordar cedo para ir às aulas. É necessário que os pais se mantenham firmes e estabeleçam regras que não devem ser quebradas.

Instagram do Boquinha

Confira o dia a dia do Boneco mais querido do Interior de Pernambuco, curta nossa página no instagram e se divirta com as brincadeiras do Boquinha.

https://produtos.interior.ne10.uol.com.br/meu-mundinho-na-tv/wp-content/uploads/2020/08/Termo-de-autorização-de-uso-de-imagem-e-voz.pdf