+diversão

Pandemia causa queda na vacinação infantil em todo o mundo

A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que houve uma queda na taxa de vacinação infantil em todo o mundo durante a pandemia causada pelo novo coronavírus e que isso pode causar uma catástrofe, caso não seja solucionado logo. 

Segundo a organização, por exemplo, apenas em 2020, 23 milhões crianças não tomaram as três doses necessárias da vacina contra difteria, tétano e coqueluche. Esses dados foram divulgados pela OMS e Unicef na última quinta-feira (15) e representam o número mais alto desde 2009. 

“Em 2021, temos o potencial para que aconteça uma catástrofe absoluta”, disse a diretora do Departamento de Vacinação da Organização Mundial de Saúde (OMS), Kate O’Brien, em Genebra, na Suíça. 

Uma das causas para esse declínio na imunização, foi o desvio de funcionários e recursos causados pela pandemia. Com isso, muitos serviços de saúde tiveram que reduzir os horários ou até fechar. Alguns deles, tendo sido os postos de vacinação. 

O’Brien destacou ainda que esse fato, aliado com a diminuição das restrições, já está causando consequências negativas, como surtos de sarampo que ocorreram no Paquistão. “A catástrofe absoluta contra a qual estamos soando o alarme agora, porque precisamos agir imediatamente para proteger essas crianças”, defendeu ela. 

Nas Américas, o declínio causado pela pandemia foi menor, mas ainda há muita preocupação. “A desinformação sobre vacinas, a instabilidade e outros fatores formam um panorama preocupante”, alertaram os órgãos. 

*Com informações do Viva Bem UOL 

Instagram do Boquinha

Confira o dia a dia do Boneco mais querido do Interior de Pernambuco, curta nossa página no instagram e se divirta com as brincadeiras do Boquinha.

https://produtos.interior.ne10.uol.com.br/meu-mundinho-na-tv/wp-content/uploads/2020/08/Termo-de-autorização-de-uso-de-imagem-e-voz.pdf