+diversão

Exposição a telas pode trazer prejuízos ao desenvolvimento das crianças

A exposição em acesso a telas de dispositivos eletrônicos durante a infância pode trazer muitas consequências negativas para o desenvolvimento. Mariana Luz, que é CEO da Fundação Maria Cecília Vidigal, alerta que “a atividade passiva com a tela acaba não permitindo, acaba roubando essa interação, roubando a possibilidade dessa interação acontecer.” 

Isso pode causar problemas tanto físicos quanto emocionais aos pequenos. “A criança fica olhando só para uma tela, existem estudos mostrando que posso ter um dano ocular, ocorrência de uma miopia mais precoce em grau maior e existem danos com relação ao funcionamento cerebral”, explicou a pediatra do Hospital Albert Einstein, Carolina Camargo Vince. 

Uma pesquisa feita pela Kantar indicou que o isolamento causado pela pandemia aumentou os problemas quanto a isso, principalmente em crianças com idades entre zero e três anos. No mesmo período, 27% das crianças ainda apresentaram algum tipo de regressão de comportamento, passaram a agir como se fossem mais novas. 

É papel dos pais procurar atividades para fazer junto com as crianças e diminuir a dependência das telas. “[Há] a possibilidade de fazer outras coisas como alternativas simples, mesmo dentro de casa, que é contar história, cantar, incluir a criança na rotina da casa. Vamos limpar a casa? Vamos varrer juntos. Vamos lavar louça? Vamos fazer juntos de forma segura”, completou Mariana. 

*Com informações da Jovem Pan 

Instagram do Boquinha

Confira o dia a dia do Boneco mais querido do Interior de Pernambuco, curta nossa página no instagram e se divirta com as brincadeiras do Boquinha.

https://produtos.interior.ne10.uol.com.br/meu-mundinho-na-tv/wp-content/uploads/2020/08/Termo-de-autorização-de-uso-de-imagem-e-voz.pdf