+diversão

Confira sete dicas para transformar crianças em leitores assíduos

 

 

Nunca é demais, ou seja, é sempre importante ressaltar os benefícios da leitura para crianças e jovens. Em casa, cabe aos pais estimular e proporcionar momentos de grande interação com os títulos para inserir, o mais cedo possível, o hábito de ler na rotina familiar.

 

Uma dica, segundo Mariana Bruno Chaves, formada em Letras pela USP, é manter os livros à vista e ao alcance de todos.

 

“É importante proporcionar um ambiente em casa que estimule as crianças. Mantenha os livros à vista e ao alcance delas. Prepare um espaço que fique aconchegante, mostre para a criança quão agradável pode ser uma tarde de leitura”, diz Mariana.

 

Confira mais dicas dadas pela educadora.

 

1. Construa um repertório

Fique atento aos lançamentos mais adequados à faixa etária da criança, procure por sugestões indicadas pelos especialistas e troque informações com outros pais ou professores. É importante conhecer a obra antes de apresentar para a criança, pois o conteúdo e o grau de dificuldade devem ser adequados.

 

2. Fique atento às preferências da criança

Descubra se ela se encanta por histórias de fantasia, romances ou aventuras cheias de super-heróis. Assim, você não só seleciona os livros com mais facilidade, como também motiva os pequenos a continuarem lendo.

 

3. Resgate suas memórias

Relembre seus livros infantis favoritos e apresente-os para seu filho. Permita essa troca de experiências e faça dela um momento prazeroso.

 

4. Atente-se à faixa etária indicada

Como já mencionado, é importante prestar atenção à faixa etária indicada no livro. As editoras avaliam a obra e, geralmente, sugerem uma faixa etária. Considere essa recomendação como critério para escolher um livro infantil.

 

5. Analise o livro

Antes de apresentar o livro para criança, pesquise sobre o conteúdo para verificar itens como complexidade do assunto, tamanho do texto, qualidade da linguagem, ilustrações e estilo do autor.

 

6. Ofereça diversidade

Mesmo sabendo sua preferência, apresente vários gêneros literários para a criança, estimulando a aquisição de repertório por meio de contos, romances, poesias, histórias em quadrinhos, entre outros.

 

7. Participe de atividades literárias em família

Dedicar-se a atividades relacionadas a leitura com os filhos

Instagram do Boquinha

Confira o dia a dia do Boneco mais querido do Interior de Pernambuco, curta nossa página no instagram e se divirta com as brincadeiras do Boquinha.

https://produtos.interior.ne10.uol.com.br/meu-mundinho-na-tv/wp-content/uploads/2020/08/termos.pdf