+diversão

Educação financeira deve começar ainda na infância

Ensinar as crianças desde cedo sobre educação financeira ajuda a criar adultos mais conscientes a respeito do uso do dinheiro. Com isso, se evita gastos necessários e, consequentemente, o aumento do endividamento da população. 

Mas por onde e quando começar a ensinar essas coisas? Essas são algumas das perguntas mais comuns a se fazer quando se pensa em educação financeira para crianças. Bem, de acordo com a jornalista de finanças americana, Beth Kobliner, pequenos a partir dos três anos de idade já começam a entender conceitos básicos sobre finanças. 

Aos sete anos, eles já estabeleceram hábitos econômicos próprios. Por isso, o importante é começar cedo. A principal dica de Kobliner para ensinar aos filhos sobre o valor das coisas é bem simples, que é colocar dinheiro vivo nas mãos deles. 

Não cartões de crédito ou aplicativos de banco, mas dinheiro em papel. Isso, segundo ela, ajuda a trazer uma maior consciência sobre os gastos, pois mostra que o dinheiro tem fim. 

O exemplo dos pais também é importante. Logo, comece a cultivar o hábito de pagar pelas coisas à vista. Sempre que possível, deixe que os pequenos acompanhem você nas compras. Isso, inclusive, é uma ótima oportunidade de ensino, no qual os pais podem mostrar que tudo tem o seu valor e é preciso pesquisar e gastar conscientemente. 

Por último, estimule as crianças a pouparem dinheiro. Uma boa maneira de fazer isso é dando para elas um cofrinho e estabelecendo objetivos claros para quando ele for aberto. Dessa maneira, elas já podem começar a aprender a importância de ter alguma reserva de emergência, para caso algum imprevisto aconteça. 

*Com informações do Blog Etapa e PBS

Instagram do Boquinha

Confira o dia a dia do Boneco mais querido do Interior de Pernambuco, curta nossa página no instagram e se divirta com as brincadeiras do Boquinha.

https://produtos.interior.ne10.uol.com.br/meu-mundinho-na-tv/wp-content/uploads/2020/08/Termo-de-autorização-de-uso-de-imagem-e-voz.pdf