+diversão

Como ajudar as crianças a enfrentar os seus medos?

Todo mundo, até mesmo os adultos, têm medo de alguma coisa. Essa é uma reação natural e involuntária que funciona como mecanismo de defesa para enfrentar, ou fugir, de alguma ameaça. Seja ela real ou imaginária. 

As crianças ainda estão se desenvolvendo e aprendendo sobre o mundo em que ela está inserida. Por isso, precisam da ajuda dos pais para entender e enfrentar esse sentimento e evitar que ele se torne prejudicial ao desenvolvimento. 

De maneira geral, as meninas costumam falar dos seus medos mais frequentemente do que os meninos e cada criança reage de uma maneira, que também muda de acordo com o amadurecimento da mesma. 

Mas quais os medos mais comuns deles? Bem, as crianças menores costumam temer barulhos, pessoas estranhas, ficar separados dos pais e escuro. As maiorzinhas podem sentir medo de máscaras, alguns animais e objetos que sejam mais altos do que elas. Com o avanço da idade, os medos mais comuns são seres sobrenaturais, como fantasmas, escuro e barulho do trovão. 

Como mencionamos, o medo é algo comum. Porém, quando se torna exagerado, ele pode ser prejudicial e os papais devem trabalhar para evitar isso. A, talvez, melhor atitude é conversar com os pequenos de forma madura para esclarecer a situação. 

Evite subestimar o caso ou reforçar o medo. Em vez disso, procure meios de incentivar a criança a enfrentá-lo, sempre dentro do que ela está preparada. Forçar algo pode apenas deixá-lo ainda mais assustado. 

*Com informações do Uol 

Instagram do Boquinha

Confira o dia a dia do Boneco mais querido do Interior de Pernambuco, curta nossa página no instagram e se divirta com as brincadeiras do Boquinha.

https://produtos.interior.ne10.uol.com.br/meu-mundinho-na-tv/wp-content/uploads/2020/08/Termo-de-autorização-de-uso-de-imagem-e-voz.pdf