+diversão

Transformar crianças em ‘adultos em miniatura’ é prejudicial ao desenvolvimento, apontam especialistas

A prática de estimular que as crianças se pareçam e se comportem como ‘adultos em miniatura’, conhecida pelo termo adultização infantil, pode ser bastante prejudicial ao desenvolvimento dos pequenos. Segundo especialistas, expor as crianças ao universo adulto antes dela ter maturidade para entender o que está acontecendo faz com que ela fique mais vulnerável às informações recebidas. 

Além do mais, forçar a adoção de uma personalidade faz com que ela perca as próprias habilidades. O período da infância é de extrema importância para que os pequenos desenvolvam concepções psicológicas e morais e brincar tem uma grande influência nessa etapa. 

Isso porque é através das brincadeiras que a criança aprende a conviver com outras pessoas, estimula a imaginação e aprende a ter mais autonomia. Quando ela é incentivada a agir como uma adulta acaba se afastando desse tipo de coisa. Entre os principais prejuízos ao desenvolvimento que essa prática pode trazer estão: transtornos de ansiedade e depressão, se sentir inadequado, além de problemas com a autoestima e com a socialização. 

Uma dica dos especialistas para evitar isso é tomar cuidados com os excessos. É normal que a criança queira brincar com as roupas e acessórios dos pais, mas isso não pode se transformar em algo recorrente. 

No dia a dia é melhor colocar roupas que sejam confortáveis para brincar e controlar o que ela consome na internet, evitando acesso a coisas que não são adequadas para a idade. Por fim, é essencial que os pais conversem com os pequenos para explicar que existe tempo para tudo e que, no momento, eles devem se preocupar em serem crianças. 

*Com informações do Viva Bem UOL 

Instagram do Boquinha

Confira o dia a dia do Boneco mais querido do Interior de Pernambuco, curta nossa página no instagram e se divirta com as brincadeiras do Boquinha.

https://produtos.interior.ne10.uol.com.br/meu-mundinho-na-tv/wp-content/uploads/2020/08/Termo-de-autorização-de-uso-de-imagem-e-voz.pdf