+diversão

Percebi que meu filho tem muito talento, o que faço para estimular?

 

O que fazer para estimular um talento sem obrigar? A psicóloga Letícia Andrade, afirma que é muito importante a participação da família nesse processo de descoberta. Abaixo estão algumas ideias que poderão ajudar você a descobrir quais os talentos que seu filho possui.

 

1.Observe

Observar atentamente a criança é essencial para que seja possível se aproximar do mundo dela. Essa atitude possibilita compreender e estar atento ao desenvolvimento infantil, percebendo os limites e as possibilidades de cada fase. As habilidades encontradas podem ser no esporte, artesanato, pintura, música ou livros, a partir daí, inicie o desenvolvimento aos poucos com pequenos estímulos.

 

2.Estimule

O estímulo deverá ser feito de forma lúdica. Encontre atividades que a criança gosta de fazer e brincar, seja em casa ou através de uma escola. A estimulação é o processo de desenvolver habilidades sociais, emocionais, cognitivas e motoras, de modo que as habilidades possam fazer parte do comportamento.

 

3.Brinque

As crianças aprendem brincando. É uma importante forma da criança entrar em contato com o mundo e com ela mesma. Através da brincadeira é possível à criança a aquisição de habilidades sociais, emocionais, intelectuais e físicas. É na brincadeira que a criança se comunica e encontra espaço para fantasiar.

 

4.Incentive

Após perceber que a criança sentiu o desejo de fazer a atividade à qual você a estimulou, passe para o passo seguinte: encoraje, incentive e motive! Incentivá-los  a fazer pequenas ações sozinhos, como comer, trocar-se, organizar seus pertences, fazer algumas escolhas, resolver seus conflitos, possibilita-os desenvolver iniciativa. Com isso, possivelmente a criança irá se deparar com algumas frustrações, o que lhe possibilitará entrar em contato com seus limites, com alguns erros e mesmo assim dispor de incentivo para melhorar e amadurecer.

 

5.Ensine

Agora que a criança recebeu o estímulo adequado sem ser forçada e se sente motivada a desenvolver as habilidades do talento descoberto, chegou o momento de aprender. Para isso você terá que contar com a ajuda de profissionais da área para ensiná-la de forma que ela continue motivada, aprendendo e brincando, a princípio.

 

6.Desafie

Chegou o momento de oferecer desafios, pode ser através de campeonatos, exposição ou pequenas responsabilidades.

 

7.Recompense

Depois de superados os desafios ou a cada etapa de aprendizado e conquista, faça com que a criança sinta que todo o esforço valeu a pena. Vale lembrar que recompensas não se limita apenas a brinquedos ou coisas materiais, mas recompensas como elogios, beijos, atenção, afago, cócegas são excelentes reforçadores que aumenta e fortalece comportamentos positivos.

 

Agora que você descobriu e estimulou o talento do seu filho, que tal inscrever ele no nosso concurso? Através desse link https://produtos.interior.ne10.uol.com.br/meu-mundinho-na-tv/mande-o-video-do-candidato/ você encontra o regulamento para divulgar a fofura que o seu filho faz.

Instagram do Boquinha

Confira o dia a dia do Boneco mais querido do Interior de Pernambuco, curta nossa página no instagram e se divirta com as brincadeiras do Boquinha.

https://produtos.interior.ne10.uol.com.br/meu-mundinho-na-tv/wp-content/uploads/2020/08/Termo-de-autorização-de-uso-de-imagem-e-voz.pdf