Cuscuz gigante

Maior Cuscuz do Mundo é a comida gigante mais antiga do São João de Caruaru

Tempo de preparo: 25 min

Rendimento: 05 porções

Maior Cuscuz do Mundo é a comida gigante mais antiga do São João de Caruaru

A primeira edição foi realizada em 1993. O objetivo era oferecer mais uma atração para os turistas que visitam Caruaru no mês de junho para celebrar o São João. Na primeira edição, os forrozeiros saíram da Avenida Rui Barbosa, onde naquela época ficava o Pátio do Forró, com destino ao Alto do Moura.

A festa ganhou o coração dos caruaruenses e turistas.

Em um percurso de 8 km percorridos ao som de muito forró, a festa ganhou o coração dos caruaruenses e turistas já na primeira edição. No ano seguinte, o organizador do evento Augusto Soares teve a ideia de servir cuscuz aos forrozeiros no final do percurso. Naquela oportunidade, foram servidos 150 quilos de cuscuz acompanhados com carne de bode.

Em 2019, foram servidos 800 quilos de cuscuz.

Ano após ano, a festa foi crescendo e ganhando notoriedade. E em 2019, 26 anos depois da primeira edição da festa, foram servidos 800 quilos do alimento, que está entre os preferidos da mesa do povo nordestino.

Agora, é hora de aprender a fazer a receita tradicional do delicioso cuscuz:

Ingredientes:

1 pacote de farinha de milho flocão

Água para hidratar a massa

sal a gosto

Modo de preparo:

Em uma tigela, misture o flocão e o sal. Em seguida, vá adicionando água aos poucos para hidratar a massa, misturando sempre com as mãos. Quando a massa ficar com aspecto de areia molhada, reserve e deixe descansar por cerca de dez minutos. Passado esse tempo, mexa novamente, para a massa ficar bem soltinha. Coloque água na cuscuzeira, até a metade da capacidade do compartimento específico para este fim. Em seguida, encaixe o ralo vaporizador (a peneira) na cuscuzeira e transfira a massa para a panela, sem compactar. Cozinhe por 15 min, ou até que você sinta o cheiro da massa pronta. Sirva ainda quente.

Compartilhe
Publicado por
Comidas Gigantes

Comentários