Milho Cozido

Protagonista no São João: aprenda a fazer milho cozido

Ele é a grande estrela das comidas juninas, e a base da maior parte delas: pamonha, canjica, munguzá, cuscuz... Todos eles têm o milho como grande protagonista nos sabores que lembram a alegria do São João. E uma das maneiras mais comuns de consumí-lo é na forma in natura, somente cozido com água e sal. Mas você sabe fazer milho cozido? É o que vamos te ensinar hoje.

Mas antes, vale o registro que o milho cozido também é uma das Comidas Gigantes mais antigas e conhecidas de Caruaru. A festa foi criada há mais de 20 anos, e inicialmente foi realizada no Bairro São Francisco. A história conta que a festa foi criada com o que sobrou de uma brincadeira de amigos realizada na noite anterior: “Brincamos a noite inteira, e no outro dia de manhã tinha muita brasa da fogueira e milho sobrando. Então, eu e alguns amigos tivemos a ideia de trazer um caldeirão e botar o milho pra cozinhar. Ao todo, naquela que foi considerada a primeira edição, foram 50 espigas cozidas”, explicou um dos criadores da festa, Antônio Sebastião Ramos.

À medida que o milho cozinhava nas brasas da fogueira, os vizinhos da rua começaram a acordar e chegar junto do caldeirão. E a partir daí, surgiu a ideia de marcar uma data específica no mês de junho, e realizar a comemoração de amigos anualmente. Segundo Antônio, a data escolhida para a realização da festa foi o Dia dos Namorados. Com o passar dos anos, a estreita rua não coube mais o número de pessoas que vinham comer milho cozido na festa do São Francisco, e algum tempo depois, a festa se mudou para o bairro Petrópolis. Em 2019, foram cozidas e distribuídas três mil espigas de milho, que são servidas com manteiga de garrafa.

Confira abaixo como preparar o milho cozido na sua casa:

Ingredientes:

6 espigas de milho

½ colher de sopa de sal

água para cozimento

Modo de preparo:

Em uma panela de pressão grande, coloque bastante água e leve as espigas de milho, previamente descascadas e lavadas para ferver. Quando a água estiver fervendo, acrescente o sal e tampe a panela. Quando ela pegar pressão, marque 25 minutos e desligue o fogo. Aguarde a pressão da panela sair. O milho estará cozido quando os grãos estiverem macios ao serem espetados com um garfo. Depois do cozimento, drene a água e transfira o milho para uma travessa. Polvilhe com sal a gosto e sirva com manteiga.

Concurso Pamonha doce de forno Concurso Pamonha de charque ao forno Concurso Manjar de coco com calda de ameixa