Tapioca é marca registrada do cardápio junino
Tem doce, tem salgada, tem fitness, tem a versão pra quem é apaixonado por chocolate... O recheio pode variar. Mas o que nunca muda é a presença dela como uma das protagonistas em qualquer cardápio junino, especialmente em Caruaru, terra do Maior São João do Mundo.
Nos mais diversos polos da festa, é comum ver as barraquinhas que comercializam tapioca sempre lotadas. No cardápio, uma grande diversidade de sabores da comida à base de goma de mandioca.
E a famosa tapioca tem uma festa gigante só pra ela. A Festa da Maior Tapioca do mundo foi criada em 2008, com o objetivo de movimentar o bairro das Rendeiras: “Nossa festa começou com uma tapioca pesando 50 quilos, e na última edição da festa, realizada no ano passado, a guloseima pesou aproximadamente 400 quilos”, relembrou o organizador da festa José Humberto de Carvalho.
A grande tapioca é feita em uma fôrma que foi criada justamente para essa função, que tem em torno de 3,5m de diâmetro. Abaixo a receita para você fazer em casa:
Tapioca
Ingredientes:
Goma de mandioca hidratada
1 pitada de sal
Recheio de sua preferência
Modo de preparo:
Peneire uma porção de goma de mandioca hidratada em uma vasilha. Acrescente uma pitada de sal (isso vale tanto para tapioca doce quanto para a salgada). Preaqueça a frigideira, de preferência antiaderente e com uma colher, polvilhe a goma na frigideira preenchendo toda a superfície. Passe a colher delicadamente sobre a goma para que um lado não fique maior que o outro, tornando-a uniforme. Cozinhe a tapioca por cerca de cinco minutos. Em seguida, acrescente o recheio de sua preferência e dobre. Sirva ainda quente.