Tradicional polenta faz parte do cardápio junino em Caruaru
Uma comida aconchegante e reconfortante, que tem tudo a ver com a época de São João. De tão saborosa, ela ganhou uma festa de grandes proporções dentro do São João de Caruaru. A Festa da Polenta Gigante começou com uma reunião de amigos, nas encostas do Monte Bom Jesus, no Bairro São Francisco. Heleno Florêncio, presidente da Associação do Monte Bom Jesus, se juntou com alguns amigos e construiu então a palhoça que abrigaria a festa: “Um amigo meu, chamado Roberto Disney, me deu a excelente ideia de realizarmos a festa com a polenta. Então, nós fizemos e até hoje a festa acontece”, revelou orgulhoso.
De 2005 pra cá, muita coisa mudou na Festa da Polenta. A receita triplicou de tamanho: na primeira edição, foram 50 kg. Já no ano passado, quando a última festa foi realizada, foram servidos aproximadamente 150 quilos da comida à base de fubá. Com tanta tradição, essa delícia também pode ir pra sua mesa. Confira abaixo a receita:
Polenta
Ingredientes:
1 litro de água
1 xícara de chá de fubá pré-cozido
1 colher de chá de sal
Para o molho:
1 colher de sopa de óleo
1 dente de alho espremido
½ cebola picada
2 xícaras de chá de polpa de tomate
1 pitada de sal
Temperos à gosto
Modo de preparo:
Em uma panela grande coloque a água, o fubá e o sal. Leve ao fogo alto para ferver. Cozinhe, mexendo sempre por cinco minutos ou até encorpar. Retire do fogo, transfira para um refratário pequeno e mantenha aquecido. Para fazer o molho, pegue uma panela média, coloque o óleo e leve para aquecer em fogo médio. Junte a cebola e o alho, e refogue por dois minutos, ou até a cebola murchar. Acrescente a polpa de tomate, o sal e os temperos de sua preferência, e espere ferver. Retire do fogo, regue a polenta e siva em seguida. Esse molho é apenas sugerido. Sirva sua polenta com o acompanhamento que quiser.