A tradição pernambucana do Bolo de Rolo no São João de Caruaru
Tempo de preparo: 1h10
Rendimento: 12 porções
A receita é genuinamente pernambucana, reconhecida como patrimônio cultural e imaterial do Estado, e foi desenvolvida a partir da escassez de ingredientes de uma receita de um bolo português: o colchão de noiva. Na receita original, o bolo é recheado com amêndoas. Na adaptação pernambucana, elas foram substituídas pela goiabada e a massa passou a ser enrolada em fatias finas e assim o bolo foi batizado como “Bolo de Rolo”.
De tão querido, o bolo ganhou uma festa gigante só pra ele em Caruaru. A festa do bolo de rolo gigante é realizada na Rua Barão de Caruaru, no Bairro do Salgado, desde 2014. Pouco antes do São João, Thaís Carvalho, filha de uma das organizadoras da festa, teve a ideia de realizar o evento. A mãe dela, que já fazia bolo de rolo pra vender, ficou em dúvida se comprava ou não a ideia: “Um bolo de rolo gigante? Mas é muito bolo…”, disse dona Aldemari Carvalho, conhecida como Alda, na época. No entanto, a ideia foi adiante, e junto com o irmão Adalberto Fausto, Alda conseguiu patrocinadores e realizou o evento.
Na primeira edição, o bolo teve 20m de comprimento e pesou 88 kg. No ano passado, o bolo teve praticamente o dobro do tamanho, e pesou 160 quilos. E uma receita com tanta história merece muito ser replicada aí na sua casa. Confira abaixo a receita:
Bolo de Rolo
Ingredientes:
Massa:
200g de manteiga
200g de açúcar
6 gemas
200 g de farinha de trigo
6 claras em neve
Recheio:
500g de goiabada
1/2 xícara de água
Açúcar para polvilhar
Modo de preparo:
Bata na batedeira a manteiga e o açúcar até formar um creme homogêneo. Em seguida, acrescente as gemas e continue batendo até ficar bem cremoso. Em seguida, acrescente à massa a farinha e por último as claras em neve. Coloque 05 a 06 colheres de massa para assar individualmente em uma fôrma retangular untada e enfarinhada. É importante que as camadas do bolo fique bem finas. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente cinco minutos. A receita dá para aproximadamente 5 bolos. Após assar os bolos, vire-os sobre um pano úmido polvilhado com açúcar. Reserve. Para o recheio, é só levar a goiabada fatiada junto com a água ao fogo até ela amolecer, formando uma geleia mais líquida. Para a montagem, é só passar uma camada fina de goiabada em cada bolo, e ir enrolando em um bolo só com o auxílio do pano. Para finalizar, polvilhe com açúcar.